Coordenadoras dos cursos de Enfermagem participam do maior congresso de saúde da América Latina

Início Notícia
Publicado em: 12 de novembro de 2019

Coordenadoras dos cursos de Enfermagem do São Lucas Educacional, Profa. Ma. Gabrielle Bento Guatura e Profa. Ma. Francieli Carniel, das unidades de Caçapava –SP e Ji-Paraná-RO, participam do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O Evento acontece de 11 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu – PR.

O CBCENF é considerado o maior congresso da América Latina na área da saúde. Realizado desde 1997, o evento tem como objetivos contribuir para o fortalecimento da Enfermagem na difusão do conhecimento e incentivar o intercâmbio entre profissionais e entidades.

Este ano, o evento abordou o tema “A Formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”, e reúne mais de cinco mil profissionais da área.

“A tecnologia é uma realidade e não podemos fugir disso, por isso é tão importante participar de eventos como este. Além da participação como ouvinte, vou apresentar trabalhos na forma de e-pôster e comunicação coordenada, divulgando a pesquisa realizada no estado de Rondônia”, contou Francieli, coordenadora de Ji-Paraná.

A Professora Gabrielle também ressaltou a importância de participar do evento e de que maneira a experiência engrandece e reafirma o compromisso da instituição em formar profissionais diferenciados: mais humanos, éticos e científicos.

“Estar no maior congresso da enfermagem, discutir assuntos tão relevantes e sair da zona de conforto faz com que possamos melhorar como profissionais, e isso impacta diretamente no ensino que fornecemos em nossa Unidade. Acredito na enfermagem como ciência e é isso que levo aos alunos. A enfermagem como profissão independente a qualquer profissão”, disse a coordenadora de Caçapava.

O congresso conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e milhares de trabalhos científicos apresentados simultaneamente. A programação também conta com atividades internacionais, como o Encontro de Enfermagem dos Países do Mercosul, Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, Encontro Internacional de Enfermagem Militar e o painel “Nursing Now: Compromisso do Sistema Cofen/Conselhos Regionais com a Enfermagem Brasileira.”