Aulas remotas para atender ao contingenciamento da Covid-19

Início Notícia
Publicado em: 24 de março de 2020

O São Lucas, em conformidade com as recomendações e posicionamentos dos órgãos oficiais de saúde  e educação (Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Saúde), vem estabelecendo estratégias para o enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID19): um comitê de enfrentamento foi criado; diretrizes foram dispostas e divulgadas; aulas teóricas presenciais e outras estratégias educacionais foram organizadas para garantir a qualidade da oferta, assim como a continuidade do cronograma das atividades e cumprimento do semestre letivo.

Em 18/03/2020 recebemos o Decreto Municipal n° 4.460, que determina no Art 3º “Ficam suspensas pelo prazo de 30 (trinta) dias as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada”. O São Lucas imediatamente acatou as medidas determinadas e suspendeu suas atividades presenciais.

Com a suspensão das aulas presenciais, a equipe acadêmica do São Lucas organizou imediatamente a sistematização das aulas remotas, de acordo com a Portaria nº 343, de 17/03/2020, que dispõe sobre a oferta de aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.

Os professores de todos os cursos entenderam que a formação profissional de seus alunos não pode parar, sendo preciso que haja os esforços de todos os alunos também. Para isto, a organização das aulas de forma remota, mediadas pela tecnologia tiveram início no dia 16 de março.

Entendemos que em razão do afastamento social, a rotina de estudo também se alterou, por isso, primamos para que as atividades se concentrem no horário normal de aula, ficando contudo, disponíveis por um período mais amplo ao longo das semanas.

Com estas medidas, estamos garantindo o direito fundamental à educação. Os cursos continuam sendo presenciais, não houve mudança de modalidade. Contudo, temporariamente, para garantir esse direito, as aulas se apresentam em outra metodologia, sendo oferecidas de forma remota, com uso de meios de tecnologias de informação e comunicação.

O São Lucas está buscando nestes dias tão complexos para a humanidade que a Educação seja um refúgio e uma esperança para o futuro. Precisamos agora colocar em prática o “aprender, desaprender e reaprender”. Ao final de toda essa situação extrairemos o aprendizado com a resiliência, persistência e determinação que precisamos juntos para sermos a diferença que nossa nação necessita.