Carregando...

Alunos do curso de enfermagem realizam Ação do “Novembro Azul” em Caçapava

Início Notícia
Publicado em: 18 de novembro de 2019

O mês de novembro é marcado pelo movimento “Novembro Azul”, dedicado à saúde do homem e, principalmente, à prevenção do câncer de próstata. Por isso, sob a orientação do Prof. Luis Fernando, alunos do curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas realizarão ações de orientação durante todo mês na cidade.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Hoje é a segunda causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

“Além das dúvidas sobre o assunto, existe muito preconceito. Ações como esta tem grande importância para desmistificar o tema, pois mostramos à comunidade que o exame de próstata é um exame médico como qualquer outro” disse o professor Luis.

A primeira ação aconteceu na fábrica da Nestlé, onde os alunos puderam dar orientações sobre o câncer de próstata, autoexame dos testículos, prevenção, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e tabagismo, além de aferição de pressão arterial.

Segundo o professor, ambas as partes são beneficiadas com a ação: comunidade e alunos. “Esse tipo de ação contribui e muito para o aprendizado e formação dos nossos alunos, pois eles são peças chave na disseminação das informações a toda a população. Além disso, as atividades de extensão com a comunidade despertam no aluno a empatia e com isso um olhar mais humanizado”.

A próxima ação acontece no dia 27, dia Nacional de combate ao câncer, na praça da Bandeira, em Caçapava, das 9h às 12h30, em parceria com Núcleo Ampliado de saúde da família e atenção básica (NASF-AB).

Vamos Conversar?