Alunos do curso de enfermagem promovem ações de prevenção ao câncer de mama

Início Notícia
Publicado em: 1 de novembro de 2019
As ações aconteceram em diferentes locais na cidade de Caçapava durante o mês de Outubro

Durante o mês de outubro os alunos do curso do Enfermagem da Faculdade São Lucas Caçapava realizaram ações em comemoração ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; incentivar o diagnóstico precoce e o autoexame a fim de contribuir para a redução da mortalidade, os alunos promoveram três ações sob a orientação dos professores Luis Fernando, Tatiana Camargo e Ana Cláudia.

“Eu costumo dizer que depois que adquirimos determinando conhecimento a nossa responsabilidade social aumenta. A partir do momento que nós sabemos orientar sobre formas de prevenção, detecção precoce, autoexame e exames complementares, temos que ter consciência de que multiplicar essa informação vai mudar a vida de pessoas”, explicou a Profa. Ma. Ana Claudia, obstetra e ministrante da disciplina Saúde da Mulher.

A primeira ação aconteceu na fábrica da Nestlé, a segunda no Lar de idosos São Vicente de Paula e a terceira na praça da Bandeira em parceria com a secretária de saúde do município e com a Casa Ge, centro de acolhimento e apoio social e psicológico a pacientes oncológicos da cidade.

“Esse tipo de experiência é sempre muito enriquecedor para nós e para os alunos. Mesmo o câncer sendo um assunto delicado, experiências como essas são necessárias para fomentar ações de prevenção a saúde”, ressaltou a Professora Tatiana Camargo.

“Com as informações corretas, passadas de maneira acessível e didática, de forma que a população compreenda, conseguimos mudar estatísticas e assim diminuir os índices de câncer no Brasil. Ações como esta fazem a diferença porquê salvam vida” finalizou a aluna do 6ª semestre, Vitória Aparecida Rodrigues Sales, que já foi diagnostica com nódulos nos seios.