Aluna do curso de odontologia recebe menção honrosa em congresso odontológico

Início Notícia
Publicado em: 30 de outubro de 2019
Estudante do 2º semestre apresentou trabalho sobre orientação em saúde bucal.

Aluna do curso de Odontologia da Faculdade São Lucas Caçapava, Stefani Rossoni Guimarães, recebeu menção honrosa no III Odontomeeting, o maior congresso odontológico do Vale do Paraíba e litoral norte.  O evento aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro, em São José dos Campos, organizado pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos (UNESP).

A acadêmica apresentou o trabalho “Quiz da Saúde Bucal: Correlação entre hábitos alimentares e problemas bucais”, desenvolvido com base no projeto “São Lucas Solidário”, em que alunos do curso de odontologia levaram para a população de Caçapava um quiz a fim de mapear e sanar as principais dúvidas sobre saúde bucal desde a primeira infância até a melhor idade.

“Participando do São Lucas solidário percebi que dos dados coletados pelo meu grupo poderia surgir um projeto de extensão. Usando a metodologia ativa, que é aplicada em sala de aula, fizemos com que a população se interessasse pelo tema, e percebemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre higiene bucal básica”, explicou Stefani, que está no segundo semestre do curso.

“A apresentação oral de um trabalho executado pela turma durante o São Lucas Solidário coroa a experiência, pois margeia de forma natural as vertentes de ensino, pesquisa e extensão, tornando o ensino muito mais significativo”, ressaltou a Coordenadora do curso de odontologia, Profa. Dra. Fernanda Feitosa.

A coordenadora ainda reforçou a importância de eventos como este para o aprendizado e formação dos alunos. “O ambiente dos congressos de área é muito rico em trocas e aprendizado. O aluno começa a compreender o meio ao qual irá fazer parte e a importância do aprendizado constante, durante toda a vida profissional. Essa consciência, quanto mais brevemente acontecer, faz com que o graduando fique estimulado a aprender e estudar por vontade própria, sem o sentimento de imposição”, disse Fernanda.

“Quando eu recebi a menção honrosa eu fiquei muito orgulhosa, não só por mim, mas por ter a certeza de que estou no caminho certo, que escolhi uma excelente faculdade, que tenho professores muito capacitados, e que sem dúvidas a odontologia é parte de mim. Finalizei o congresso com sensação de missão cumprida e com uma vontade enorme de começar novos desafios”, finalizou a futura cirurgião dentista.