São Lucas Caçapava

CURSO DE

Direito

CAÇAPAVA

UNIDADE

PRESENCIAL

MODALIDADE

NOITE

TURNO

10 SEMESTRES

DURAÇÃO

— O CURSO

O curso de Direito, ministrado na unidade Caçapava, do São Lucas, tem como objetivo a formação de profissionais do Direito habilitados para realizar o exercício de uma profissão adjacente à área.

Para isso, é oferecida uma grade curricular variada, repleta de aulas direcionadas à formação profissional específica, além de proporcionar conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de um bom profissional do Direito através de aulas pautadas por conhecimentos básicos e humanidades, que complementam a formação do graduando.

O curso de graduação em Direito apresenta uma carga horária de 3.816,66 horas, sendo 320 compostas por Prática Profissional, que é fundamental para o amadurecimento do aluno no âmbito profissional. Além disso, 280 horas são direcionadas a Atividades Complementares, que atuam como uma forma de expandir os horizontes do aluno do curso de Direito para além das salas de aula, proporcionando que ele entre em contato com novos conhecimentos referentes à cultura técnico-humano-jurídica, de uma forma autônoma e enriquecedora.

— MERCADO DE TRABALHO

Seguindo a linha proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito, os egressos do São Lucas são profissionais que possuem uma formação generalista, que oferece a base necessária para que eles atuem nas mais diversas áreas que compõem o Direito. Além disso, o egresso passa por um amplo contato com questões sociais e ambientais, tornando-se um profissional consciente e informado sobre as mais diversas e importantes questões que permeiam o cenário jurídico brasileiro.

O graduado em Direito deve ser capaz de atuar na área baseando-se principalmente na ética e nos fatores humanos que permeiam o cenário, valendo-se de uma visão holística ao avaliar cada questão através de sua formação técnico-jurídica. Sendo assim, deve ser um profissional com um senso crítico apurado, além de uma capacidade de reflexão bem desenvolvida, que deve ser acompanhada da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções eficazes e harmônicas, valendo-se das leis e da justiça.

— COORDENADOR

Patrícia Lessa de Siqueira Hartmann mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté – UNITAU, área de pesquisa estratégias de aprendizagem – Metodologias Ativas.
Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Coordenadora e docente do curso de Direito da Faculdade São Lucas. Diretora pedagógica do centro Educacional Lessa de Desenvolvimento Profissional e docente em cursos preparatórios para concursos públicos.
Advogada inscrita na OAB/SP 334001.

— CORPO DOCENTE

  • Luis Claudio de Toledo Araújo — Especialista
  • Luiz Fernando Dias Ramalho — Especialista
  • Patricia Lessa de Siqueira Hartmann — Mestre
  • Rafael Hoffmann — Especialista

— MATRIZ CURRICULAR

— PORTARIAS

  • Curso autorizado pela Portaria MEC 874 de 14/12/2018
  • Faculdade São Lucas Caçapava, Portaria MEC 364 de 05/05/2016