São Lucas Caçapava

Ensino

A Faculdade São Lucas Caçapava tem como política de ensino:
  • metodologia inovadora de aprendizagem;
  • a flexibilização de currículos e de disciplinas, do tempo e do espaço, do ensino e aprendizagem;
  • o desenvolvimento da autonomia e da iniciativa dos alunos;
  • a significação da aprendizagem;
  • a inter, a transdisciplinaridade e a interprofissionalidade como resposta à complexidade;
  • os princípios de convivência, do não-preconceito, da aceitação das diferenças e da solidariedade;
  • estímulos à permanência dos alunos;
  • programa de monitoria;
  • a proposição de educação humanizadora.
A par das dimensões acima elencadas, se inscrevem como parâmetros de construção do arcabouço metodológico inovador da instituição a responsabilidade social, que inspira o educando a vincular, sempre, suas competências às demandas da sociedade em que vive; à flexibilidade curricular, que enseja uma permanente dinamicidade entre o aluno e o conhecimento, concatenando este à realidade mercadológica e social; educação humanizadora, privilegiando os aspectos atitudinais diferenciados, sob a ótica das relações éticas, em complementação ao desenvolvimento de habilidades que construam profissionais com alta competência humana e tecnológica.
 
Para saber mais sobre o edital de monitoria clique aqui.

— Estímulos à permanência

(Programa de Nivelamento, Atendimento Psicopedagógico)

Sempre inovando e pensando na preservação da qualidade para  a educação superior a Faculdade São Lucas implantou políticas pedagógicas inovadoras, tendo o aluno como sujeito do aprendizado. Para tal, criou políticas de atenção ao discente, que se materializam através dos núcleos especializados.

FIES – Financiamento Estudantil (governamental)

O FIES é o Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e Caixa Econômica Federal. A  Faculdade São Lucas é cadastrada no FIES.  Alunos beneficiados pelo FIES não podem sobrepor benefícios com programas institucionais, devendo optar por um ou outro.

ProUni – Programa Universidade para Todos (governamental)

A Faculdade São Lucas aderiu ao Programa Universidade para Todos, o qual concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda nos cursos de graduação da IES, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos.

Apoio à Participação em Eventos e Intercâmbios

Os discentes e os professores da FSL são estimulados para participação em atividades culturais e eventos científicos (jornadas, seminários, congressos etc.).

Além dos eventos promovidos pelo curso e IES há o estímulo para atividades externas na área de formação  como intercâmbios, palestras, workshops, videoconferências, congressos nacionais e internacionais, feiras, seminários, entre outros. Essas ações estão definidas nos regulamentos de atividades complementares e nos acordos de cooperação técnica da FSL e outras instituições.

Acompanhamento de Egressos
 
A Faculdade São Lucas  realiza o acompanhamento dos egressos com o intuito de estimular ações  que estimulam o vínculo de com seus ex-alunos. Nesse sentido, organiza com seus egressos  atividades de acompanhamento da empregabilidade, além de oferecer meios de aperfeiçoamento constante e de integração com as empresas do município e região.

Também, estará antenada com as necessidades do mercado de trabalho articulando com a inovação para o desenvolvimento de  práticas pedagógicas visando sempre a qualidade dos cursos e a formação dos futuros profissionais.