Oficina sem moldura: Impactando vidas com jogos teatrais

Início Graduação

O Projeto Sem Moldura nasceu no estado de Alagoas a pouco mais de um ano, tendo grande aceitação e repercussão positiva por onde passa. O Projeto já esteve presente na praça pública Dom Pedro II, Ufal- Universidade Federal de Alagoas- Campus Espaço Cultural, Espaço Cultural Arte Pajuçara, Lanchonete e Restaurante Hero Burguer, Ifal-Instituto Federal de Alagoas (esses em Maceió- Al), Fatec- Faculdade de Tecnologia de São Paulo no Encontro de Teatro Comunitário Brasileiro etapa Sudeste, Teatro da Ribeira dos Icós na cidade de Icó-Ce durante a etapa Nordeste do Encontro de Teatro Comunitário Brasileiro, Salão Data Festa em Maceió-AL, FUNBRASIL ( Fundação Brasil de Apoio ao Idoso) e nessa caminhada temos contado com a participação direta e indireta de de milhares participantes.

O projeto acontece em várias etapas. Primeiro surgiu a Performance Sem Moldura onde três mulheres têm suas cabeças raspadas pela plateia depois de meses de pesquisa e questionamentos sobre os estereótipos femininos impostos pela sociedade. Nessa etapa houve a participação de mais de trinta mulheres em cena.

Com o sucesso da primeira etapa foram surgindo ideias e novas formas de vivenciar o Sem Moldura e assim criamos a Exposição Foto Vídeo Sem Moldura, Oficina Mulheres Sem Moldura e as diversas Performances que se dão ao final de cada oficina.

As oficinas de Teatro Mulheres Sem Moldura ministradas pela atriz, diretora e professora de teatro Rozebel Tenório eram direcionadas para mulheres atrizes e não atrizes, adolescentes (a partir de 15 anos) e adultas dispostas a terem uma vivência teatral onde irão acessar suas memórias de infância de maneira que as ajude a melhor aceitação de seu corpo anatômico sem que tenham seguir as regras dos padrões de corpos “belos” ditados pela atual sociedade e assim contribuir com a diminuição do surgimento dos diversos problemas psicossomáticos que tem afetado cada vez mais as mulheres.

Hoje, depois de vários experimentos a oficina Sem Moldura é direcionada para todos os sexos. Esse direcionamento se deu por conta de que ao experimentar a prática da oficina com público misto descobri que pessoas de todos os sexos são emoldurados e sofrem consequências diferentes, mas não menos dolorosas.

📅 Data: 31 de agosto de 2019
⏰ Horário: 8h00 às 18h00
📍Local: Faculdade São Lucas, Unidade Centro – Av. da Saudade, 26, Centro
💰 Investimento: R$ 50,00