São Lucas | Caçapava

BACHARELADO EM

Enfermagem

CAÇAPAVA

LOCAL

PRESENCIAL

MODALIDADE

NOITE

TURNO

10 SEMESTRES

DURAÇÃO

— O CURSO

O Curso de Enfermagem da São Lucas tem como objetivo formar enfermeiros com perfil crítico, reflexivo e criativo, capazes de atuar com competência em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano e intervir nas situações de saúde-doença considerando a realidade epidemiológica nacional e regional, com foco nas diferentes áreas de atuação: assistencial, administrativa, ensino e pesquisa, pautada nos preceitos éticos, humanos, científicos, sociais e políticos, em compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Curso de Enfermagem está fundamentado nos princípios que norteiam a educação democrática, participativa, igualitária, comprometida com as bases científicas da profissão.

As tendências da educação em Enfermagem constituem-se na ação–reflexão, no cuidado educativo e na consciência crítica, buscando fundamentar-se no compromisso com a vida e saúde da comunidade.

O Curso de Enfermagem está em consonância com os princípios estabelecidos pela Faculdade para o ensino, a pesquisa e a extensão, prioriza na formação do enfermeiro as questões relativas ao exercício da cidadania, a consciência crítica da realidade, a valorização do conhecimento científico-humanístico na relação educação/saúde, capacitando ao cuidado nas diferentes fases do seu ciclo vital.

Os princípios éticos que norteiam o Curso de Enfermagem comprometem-se com o indivíduo e suas singularidades, com as leis do exercício profissional, com o código de ética e com os conceitos deontológicos que permeiam a prática.

— MERCADO DE TRABALHO

O Enfermeiro graduado pela São Lucas é um profissional generalista, humanista, ético, crítico/reflexivo, com competências para atuar nas dimensões biopsicossociais que envolvem o processo saúde-doença-cuidado do indivíduo, família e comunidade, no desenvolvimento de ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde.

— COORDENADOR

Sonia Maria Filipini, possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Brás (1977) especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo , enfermagem do trabalho pela Universidade de Taubaté e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (2005).  Atuou na Coordenação do Curso de Especialização de Saúde Coletiva com Enfase na Estrategia de Saúde da Família multiprofissional nas Faculdades Integradas Teresa Davila, professor titular – Faculdades Integradas Teresa Davila e professor parcial da Universidade do Vale do Paraíba e nas Faculdades Anhanguera de Taubaté . Tem experiência na área de Enfermagem, Saúde Coletiva, Urgência e Emergência, Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em saúde coletiva, vigilância em saúde, Saúde da família, Bioética, Saúde do trabalhador de enfermagem, programas e procedimentos de enfermagem.

— CORPO DOCENTE

  • Ana Paula Zanutti Xavier — Mestre
  • Claudia Mara Miranda Russi — Especialista
  • Ivan Machado Martins — Mestre
  • Livia de Souza Botelho Lima — Mestre
  • Milene Sanches Galhardo — Doutora
  • Nadia dos Santos — Mestre
  • Sonia Maria Filipini — Mestre
  • Talita Vieira Pinto — Doutora
  • Tatiana Camargo Castilho — Especialista

— MATRIZ CURRICULAR

— PORTARIAS

  • Curso autorizado pela Portaria MEC 196 de 16/05/2016
  • Faculdade São Lucas Caçapava, Portaria MEC 364 de 05/05/2016